Dicas de Decoração

Aniversario de SP, design para inspirar.

Dicas de decoração
aniversario de sp

Nesta sexta feira, 25 de janeiro de 2019, é aniversario de SP. A cidade de São Paulo completa hoje 465 anos e é repleta de história e edificações lindas. Como este é um blog de interiores, vou comentar hoje de duas obras que tive a oportunidade de visitar em São Paulo esses dias. As duas obras se encontram na Avenida  Paulista, uma de frente para a outra. Então se você estiver por SP vale a pena dar uma passadinha por lá.

1. Casa das Rosas – Parada obrigatória numero 1 no aniversario de SP

Aniversario de SP
casa das rosas

Projetada em 1928 pelo escritório Francisco de Paula Ramos de Azevedo, teve sua construção finalizada em 1935. A mansão foi morada da família Ramos de Azevedo até meados de 1980. No ano de 1991, a parte de trás do terreno foi liberada para a construção de um edifício comercial e a casa foi restaurada e inaugurada. em 2004 ela foi reinaugurada como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Desde então a casa é sede para exposições e eventos eruditos e recebe cerca de 190 mil visitas por ano.

No aniversario de SP é impossível não falarmos dessa obra tão marcante na avenida principal da casa. Quando estive por lá, fiquei admirando o projeto de interiores da casa e “tentando” descobrir qual era o estilo de decoração. Aliás, você sabia que o estilo desta casa é o clássico francês? Acabamos vendo influências de vários estilos nela, como Art Nouveau e Art Deco.

É um lugar muito inspirador para se visitar uma vez que o classicismo se perdeu em meio a tanta modernidade. Com novas tecnologias, o estilo clássico francês se tornou pouco prático e usual. Hoje quando vimos um ambiente novo neste estilo, ele é chamado de neoclássico, pois usam-se tecnologias atuais para realizar os acabamentos. Sugerimos que aproveite o aniversario de SP para se inspirar com opostos tão grandes como a casa das rosas e nossa próxima obra, a Japan House.

2. Japan House – Parada obrigatória numero 2 no aniversario de SP

Ao atravessar a rua, você já vai visualizar uma obra modernista brasileira. Projetada e executada em 2017 pelo escritório FGMF, a ideia principal foi fazer a fachada com um material natural. Não se engane, pois ao adentrar na Japan House o estilo fica completamente minimalista e você se sente no Japão. A ausência de ornamentos torna o lugar extremamente limpo e fluído.

Veja mais: Minimalismo: o estilo de Marie Kondo

aniversario de sp
japan house

Aliás, a casa recebe eventos e exposições focadas à arte e cultura japonesa. O oposto da casa das rosas não é mesmo?

Então, nesse aniversario de SP aproveite para conhecer um pouco mais dessas duas casas de arquiteturas tão opostas e escolha a sua favorita, eu já tenho a minha!

Gostou do nosso post? Veja mais aqui:

Sala pequena: um guia para aproveitar espaços

Apartamento de praia – Confira projeto de decoração no litoral

Cortinas certas para sua casa, saiba escolher!

Gabriela Saraiva Accorsi é arquiteta de interiores e CPO da La Decora, o site que vai decorar sua casa de acordo com seus sonhos.

 

Deixar um comentário