Dicas de Decoração

Dicas para decoração com almofadas de diferentes tamanhos

Sem categoria

As almofadas dão um charme especial aos móveis

Pensar na decoração da casa é planejar nos mínimos detalhes onde cada item irá compor o ambiente. Um dos acessórios que tem muito espaço na sala de estar, mas que não é tão pensado na hora da montagem são as almofadas.

De novidade não tem nada, já que esse acessório é utilizado para compor o ambiente há mais de 10.000 anos. Seja para decorar a cama, sofá ou para recostar os travesseiros, a almofada sempre está presente no ambiente.

Quando você procura imóveis para alugar, não importa o tamanho, o que idealiza é a casa perfeita após pegar as chaves. Ao se deparar com a sala, a ideia é criar um ambiente aconchegante e charmoso. A cozinha, independente do tamanho precisa ser funcional.

Os quartos devem ter conforto e serem aconchegantes para viver momentos relaxantes. A casa dos sonhos de cada um precisa ser pensada com muito cuidado.

Se você está em dúvida sobre como decorar sua casa com almofadas, aqui vão algumas das dúvidas mais frequentes: como decidir qual a melhor almofada para combinar com a decoração? Que tipo de tecido deve ser utilizado na capa? Qual tipo de enchimento deve ser utilizado? Onde colocar as almofadas para deixar o ambiente perfeito?

Para te ajudar na decoração, confira algumas dicas importantes!

Onde é necessária a colocação das almofadas?

As almofadas combinam com todo tipo de ambiente dentro de uma casa. Seja para encosto na cama ou para sentar na sala, elas podem trazer charme, elegância e modernidade ao ambiente.

As almofadas no chão tem sido uma novidade no mercado e estão chamando a atenção em uma decoração com o estilo oriental. Se você procura uma pequena kitnet para alugar, essa pode ser uma saída bastante interessante para não ocupar muito espaço na sala.

Combine as almofadas com o seu estilo

Pense na cor que você quer dar para as suas paredes e se ela terá algum tipo de estampa ou papel de parede. Na mesma tonalidade de cor você tem a opção de usar as almofadas que ficaram em cima da cama ou no sofá.

No caso da sala, padronize um tamanho e utilize as almofadas todas do mesmo tamanho para dar uma assimetria ao ambiente.

No quarto pode ser um pouco mais ousado, as almofadas podem fazer um degradê de tamanhos, do maior para o menor, sendo a maior com uma cor intensa lisa, e as duas menores com estampas que sigam a mesma linha.

Pense nas formas e tamanhos

Essa dica vale muito para quem tornará a almofada um assento, seja para uma mesa no estilo oriental, ou no formato de um puff no meio da sala.

As pequenas e mais quadradas fazem uma boa combinação com a mesa de madeira colocada diretamente no chão, como os orientais usam em suas casas.

Já as almofadas mais altas e redondas podem ser utilizas como assentos na sala ou na varanda, quando fizer uma reunião informal entre amigos.

As cores precisam ser pensadas

As cores das almofadas devem ser pensadas para combinar com as paredes, móveis e acessórios da casa. Não adianta somente sair comprando pequenas almofadas, sem nenhum sentido, apenas para se encostar. De fato, elas não vão combinar com nenhum tipo de decoração.

A almofada pode modificar completamente um ambiente, por isso deve ser pensada em conjunto com as cores do sofá. Se o móvel tem estampas ou listras, o acessório precisa ser liso para não roubar a cena. O contrário também funcionará perfeitamente.

Se as cores da casa forem quentes e intensas, opte por cores mais claras na almofada ou estampas temáticas. Essa combinação trará mais leveza ao ambiente por causa das cores.

Qual o tipo de tecido correto para as almofadas?

Quando você procura por uma casa em um portal de imóveis, você pensa em um ambiente que mais atenda as nossas necessidades. Se você segue um estilo mais clássico, possivelmente lustres e tapetes com estampas podem ser parte da decoração da sua casa.

Se você segue esse estilo, pense em tecidos mais refinados para as capas da almofada que contemplará sua decoração. Lã, couro, tecido sintético, entre outros, todos podem ser usados em diferentes ambientes.

No verão, nenhuma almofada de lã pode ficar no sofá ou na cama, quem aguentaria o calor? Já as capas de algodão são uma opção interessante para combinar o ambiente.

 

Como reciclar as almofadas?

Esses acessórios podem ser renovados a cada nova decoração na casa. Somente será necessário trocar as capas de tecido e combinar com as novas cores e estampas que você irá adotar.

O que mais importa na almofada é o enchimento, o resto pode ser retirado a qualquer hora.

 

Tipo de enchimento das almofadas

Via de regra as almofadas são preenchidas com plumas, espuma e algodão, mas outros materiais também podem ser utilizados.

As almofadas podem ser mais confortáveis, para ser utilizadas como encosto na cama ou sofá, ou somente decorativas, que podem ser de plumas, para ficarem mais duras e não se deformarem com tanta facilidade de acordo com a maneira que são apertadas.

 

As almofadas trazem uma modernidade a decoração

Apesar de serem usadas há tanto tempo, as almofadas deixam o ambiente mais moderno. Para criar um efeito decorativo, elas devem ser colocadas em número ímpar em cima da cama ou do sofá.

Pode ser colocada uma almofada de tamanho maior e outras quatro pequenas, porém do mesmo tamanho para criar um ruído visual interessante ao ambiente.

Os formatos mais convencionais de serem usados para decoração são o quadrado e o retangular. Os tecidos que mais são utilizados em decoração clássica são de linho e algodão.

Os padrões geométricos com cores fortes costumam criar um efeito visual interessante na decoração da sala utilizando as almofadas no sofá.

 

Gostou deste artigo sobre como decorar um ambiente utilizando almofadas? Então aproveite e compartilhe esse texto com os seus amigos através das suas redes sociais.

Deixar um comentário